Projeto de promoção de competências sociais e emocionais e de promoção global da saúde e da cidadania. Consiste num jogo de personagens em que os jogadores assumem um papel ativo no jogo, influenciando o seu decurso com as suas ações e decisões. A resolução de diversas situações vai depender da sua capacidade de tomar decisões, de gerir recursos internos e externos, de consultar o meio e as pessoas e de controlar o tempo e o dinheiro que têm para esta aventura imaginada.
Ao longo deste percurso e com recurso a metodologias de ação-reflexão, vão sendo abordados temas diversos que passam pela saúde, primeiros socorros, condições sociais, recursos comunitários, afetos e emoções, entre outros.
A participação dos técnicos de educação no projeto implica a frequência de uma formação específica.
Público-Alvo
Alunos do ensino básico e secundário
Objetivos
- Promover a saúde global e a saúde mental;
- Promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais e a capacidade de identificar e gerir as emoções;
- Formar técnicos para intervir junto de crianças e jovens, enquanto agentes de prevenção;
Calendarização
Ao longo do ano letivo
Ação de formação: ação acreditada na modalidade de Oficina de Formação com a duração de 60 horas (30 presenciais e 30 de trabalho autónomo) em datas a definir.
Acompanhamento: reuniões de acompanhamento e supervisão ao longo do ano letivo, a agendar com os participantes
Sessões finais: no final da implementação do projeto.
Informações
Mirieme Ferreira / Sandra Cunha
Email:
Email: 212 276 700
(chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel: 918 657 918
(chamada para a rede móvel nacional)
Parcerias:
ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde