Enquadrado no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC), este projeto tem como objetivo geral atuar junto da população estudantil das comunidades ciganas e das suas famílias nas escolas básicas do Fogueteiro e Paulo da Gama, promovendo o diálogo intercultural, a comunicação entre a escola e as famílias, a valorização dos percursos educativos nas comunidades, com o intuito de estimular a progressão escolar, prevenindo o absentismo e abandono precoce das crianças e jovens, profundamente agravados pelos impactos do covid-19.
O projeto enquadra-se no âmbito da Candidatura Cultura para Todos com cofinanciamento FSE POR2020.
É promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.
Público-Alvo
Crianças e jovens das comunidades ciganas, famílias, encarregados de educação, professores e técnicos
Objetivos
- Criar ciclos de comunicação regular entre a facilitadora e os encarregados de educação da comunidade cigana, assim como desta comunidade com os restantes atores da comunidade educativa (docentes e técnicos).
- Promover atividades facilitadoras das relações interpessoais, entre crianças e jovens ciganas e não ciganas, em contexto escolar, estimulando a apropriação do espaço escola.
- Promover o diálogo intercultural e o conhecimento da história e cultura cigana.
- Divulgar o desenvolvimento do projeto, os impactos e resultados junto da comunidade.
Calendarização
O projeto desenvolve-se ao longo do ano letivo 2024-2025, nas escolas básicas do Fogueteiro e Paulo da Gama.
No final do ano letivo realizar-se-á uma iniciativa pública de comunicação dos resultados do projeto bem como a produção de um documentário como evidência da construção de todo o processo.
Ações previstas para o ano letivo 2024-2025:
- Acompanhamento de duas mediadoras socioculturais certificadas, de etnia cigana, para o acompanhamento de uma facilitadora em contexto de capacitação, num período de 3 vezes por semana (tempo inteiro), durante 10 meses, a serem distribuídos, alternadamente, entre as duas escolas parceiras.
- Documentação de boas práticas de existência de mediadores/facilitadores oriundos da comunidade cigana no espaço escolar e na articulação entre comunidade e escola.
- Participação das escolas parceiras do projeto no Dia Internacional da Comunidade Cigana e Dia Nacional da Pessoa Cigana.
- Participação de crianças e jovens nos projetos extracurriculares escolares e dias comemorativos das escolas.
- Promover uma ação de conhecimento sobre comunidades ciganas dirigidas a professores e técnicos interessados: Comunidades Ciganas: Abordagens à Intervenção.
Informações
Elsa Simões Tavares
Email:
Telefone: 212 276 700
(chamada para a rede fixa nacional)